25-11-2019
A proliferação do terrorismo transnacional e o uso de explosivos improvisados por terroristas dão ênfase à proteção de infraestruturas, exigindo medidas de engenharia para mitigar esses efeitos. Por outro lado, os edifícios industriais, como refinarias, petroquímicas, fábricas de pirotecnia, etc., estão expostos a explosões acidentais devido a gases, poeiras e outros químicos explosivos. Assim, a capacidade de proteger as infraestruturas críticas e os recursos-chave é vital para a segurança nacional, saúde e segurança públicas, vitalidade económica e modo de vida.
O seminário PROTEDES 2019 adota uma abordagem integrada e multidimensional do problema. Serão apresentados trabalhos nas áreas de: robustez das estruturas sob explosões; proteção estrutural de edifícios sujeitos a explosões; reforço estrutural de edifícios para ações explosivas; e desenvolvimento de medidas de controlo de danos em edifícios sob explosão. Serão também abordados sistemas de demolição de edifícios com explosivos.
Os trabalhos a apresentar foram desenvolvidos no âmbito do projeto de investigação PROTEDES, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e do projeto de investigação PRINSE, financiado pela NATO.
As inscrições são gratuitas.
Mais informações na página de divulgação da Ordem dos Engenheiros:
https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/protedes2019-seminario-sobre-protecao-de-infraestruturas-contra-explosoes/