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A maior ponte pedonal do mundo

01-05-2021

Principais números da obra de arte “516 Arouca”:

  • Vão entre eixos de torres – 516.50 m
  • Altura mínima acima do rio Paiva – 175 m
  • Altura dos pilares – 36.50 m
  • Micro-estacas – 42 un
  • Betão armado em estruturas – 1060 m3
  • Estrutura metálica do tabuleiro – 70 ton
  • Comprimento total dos cabos principais – 1300 m
  • Número máximo simultâneo de pessoas na ponte - 1825

A configuração do tabuleiro em termos de perfil longitudinal, forma uma linha côncava pois, por um lado, mais se aproximava das pontes suspensas Incas, que a generalidades das pessoas tem no imaginário quando se fala de pontes pedonais suspensas e, por outro lado permitia uma maior flecha às catenárias de suspensão, benéfica para os esforços e amarrações.

O tabuleiro é formado por 129 módulos metálicos pré-fabricados, galvanizados por imersão e depois montados por simples suspensão nos pendurais. As guardas são inclinadas, com uma inclinação próxima dos pendurais de forma a reduzir os esforços da suspensão do pavimento. Após análise de vários códigos/regulamentos de cálculo europeus e americanos foi adotada uma sobrecarga de 4 kN/m2, que corresponde a um peso total de 3277 pessoas de 75 kg, para o dimensionamento dos elementos isolados de tabuleiro e respetivos pendurais. Para o conjunto do tabuleiro foi considerada numa lotação de 1825 utentes de 75 kg. As guardas foram concebidas de forma a evitar a sua escalada, não só pelo seu ângulo como pela constituição e disposição da rede, como ainda pelo corrimão reentrante que volta à prumada do pavimento.

Relativamente à conceção das torres de elevação dos cabos. Quanto mais altas fossem menores seriam os esforços nas catenárias e amarrações, mas maiores seriam os esforços próprios e nas fundações. O bom senso conduziu a uma altura de 36 metros. Os pilares são inclinados, formando um V de forma a coincidirem com o plano das catenárias e reduzir os momentos fletores transversais. A sua secção em T é varável, com a alma aumentando de acordo com os respetivos diagramas de esforços e um pequeno banzo para melhorar o comportamento no plano longitudinal, em relação à encurvadura e aos momentos fletores. Para reduzir os esforços no plano transversal foi criada uma viga de contraventamento de secção variável, de acordo com os respetivos momentos fletores. A torre passou, assim, para a forma de A invertido. Os maciços de betão armado onde as catenárias vão ancorar foram amarrados às encostas através de uma série de ancoragens pré-esforçadas.

Equipa técnica:

  • Conceção e responsabilidade técnica – Eng. Filipe Bandeira
  • Análise estática e dinâmica – Eng. Filipe Bandeira e Eng. António Tadeu
  • Colaboração técnica – Eng. Miguel Serra
  • Responsáveis pela realização de ensaios laboratoriais – Eng. Filipe Pedro e Eng. Miguel Esteves

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Vídeo de apresentação da 516 Arouca