Empreendedorismo 2024 da NOVA FCT

26-02-2024

No passado dia 23 de fevereiro foram conhecidos os grandes vencedores do programa de Empreendedorismo da NOVA FCT, com duas soluções inovadoras para a saúde e um projeto sustentável na área da construção civil

O terceiro prémio foi entregue à equipa da ‘WasteWise Innovations’, composta por Alexandre Duarte e Tomás Costa, de Engenharia Civil, Sofia Carvalho, Engenharia do Ambiente, Diogo Fonseca, de Engenharia e Gestão Industrial, E Bruno David, de Engenharia Informática.Os alunos conceberam uma solução para a economia circular no setor da construção, um dos setores mais relevantes na economia portuguesa com uma considerável pegada de produção de resíduos. Em 2021, o setor da construção era identificado como o principal produtor de resíduos na Europa, segundo dados do Eurostat. Este setor foi o responsável por 34% dos resíduos originados na região (o segundo setor mais poluente é a Indústria Extrativa com 28%). ‘WasteWise Innovations’ pretende transformar os resíduos da construção em tijolos reciclados, criando um ciclo de atividade sustentável.

Esta edição 2024 também contou com prémios corporativos. Na categoria dos prémios corporativos, a escolha da empresa Mota-Engil Next recaiu sobre o trabalho da equipa que apresentou o Geotecn AI, um programa de geotecnia que utiliza IA para facilitação de cálculos e criação de bases de dados (públicas e privadas) desenvolvido por equipa onde integram estudantes do DEC.

Na foto: Diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, entrega o prémio aos elementos da equipa que desenvolveu o projeto WasteWise Innovations’. Equipa Alexandre Duarte, Tomás Costa, Sofia Carvalho, Diogo Fonseca e Bruno David.

Noticia completa aqui