1ª Sessão do Curso de Iniciação em BIM

10-05-2024

No passado dia 8 de maio, nas instalações da Câmara Municipal de Sesimbra, realizou-se a 1ª Sessão do Curso de Iniciação em BIM, promovido pelo DEC em colaboração com o LNEC e no âmbito da Escola de Executivos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT).

Esta iniciativa tem como objetivo dotar os formandos dos conceitos de base associados à metodologia BIM (Building Information Modelling), e surge num contexto em que, segundo o Decreto-Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro - que “procede à reforma e simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo, ordenamento do território e indústria” -, se define, entre outros: (i) a criação da “Plataforma Eletrónica dos Procedimentos Urbanísticos” que permita a apresentação de pedidos online (entre outras valências), estando operacional em todos os Municípios a partir de 5 de janeiro de 2026 e (ii) a “submissão de pedidos em formato BIM, com automatização da verificação do cumprimento dos planos aplicáveis”, de projetos de Arquitetura num formato de dados aberto, com caráter obrigatório, a partir de 1 de janeiro de 2030.

A sessão inaugural foram apresentados os módulos: 1 - Definição BIM e principais conceitos (LNEC); 2 - Fundamentos e metodologia BIM (NOVA FCT; LNEC); e 3 - Exemplos de aplicação (PPE - Planeamento e Projetos de Engenharia, Armando Rito Engenharia, S.A.).

A próxima sessão está agendada para o dia 15 de maio.