Faculdade

DEC participa na ARTEX24

05-07-2024

O piloto de simulação de explosões na infraestrutura IA da Oracle, ferramenta essencial no desenvolvimento do projeto AMIDA-UT (Automated Modelling, Identification and Damage Assessment of Urban Terrain), alia o empreendedorismo e a experiência académica a um gigante tecnológico numa iniciativa que visa proporcionar ao Exército Português capacidades tecnológicas na área de controlo de danos e tomada de decisão em cenários de risco elevado.

O presente piloto pretende estender os atuais limites do processamento de simulações:

1) aumentar o detalhe dos modelos de entrada,

2) acelerar o processamento de dados,

3) agilizar a fase de planeamento de ações de proteção da população civil. Para esta finalidade foi configurada uma infraestrutura escalável, de elevado desempenho e baseada nos mais recentes avanços tecnológicos, incluindo um network fabric de alto rendimento composto por GPU de última geração e uma arquitetura de redes não-bloqueantes. 

Neste projeto a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa analisa e valida os resultados do ponto de vista de engenharia civil, avaliando os danos dos elementos estruturais, dos edifícios como um todo, assim como o impacto nos seus ocupantes, ao passo que a empresa Infinite Foundry é responsável pela simulação, renderização e otimização dos modelos utilizados nas explosões.