Reference | SustIMS |
Title | Sustainable Infrastructure Management System |
Main Area | Civil and Mine Engineering |
Funding Framework | QREN - I&D em Co-Promoção |
Funding (€) | 563,546.88 |
Starting date | 2012-08-29 |
Principal Contractor | Universidade do Minho |
Participating Institutions | Universidade do Minho
FCTUNL - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Ascendi IGI, Inovação e Gestão de Infraestruturas, S.A. |
Web site | http://projectos.adi.pt/actions/project?id=C16/2011/23113&search=global&actionbean=actions/project |
Abstract
O principal objectivo deste projecto é o desenvolvimento de uma plataforma de gestão sustentável de infra-estruturas rodoviárias. Esta plataforma permitirá gerir, de um modo coerente e sustentável, os principais elementos de uma infra-estrutura, incluindo obras-de-arte, pavimentos, taludes, muros, e equipamentos de telemática. Com esta plataforma será possível melhorar a qualidade da informação disponível em cada instante sobre a infra-estrutura, melhorar as previsões de desempenho futuro, e tomar melhores decisões em termos de conservação e reabilitação de cada elemento da infra-estrutura.Utilizando modelos de previsão avançados e algoritmos de optimização, será possível definir estratégias de conservação e reabilitação óptimizadas que: (a) reduzam o impacto económico e ambiental da infra-estrutura ao longo do seu ciclo de vida; (b) reduzam o risco de incidentes e o seu impacto nos utilizadores; (c) reduzam o risco financeiro do projecto, ao permitirem prever com maior precisão as necessidades de investimentos futuros.O projecto será desenvolvido em três grandes linhas: (a) Desenvolvimento de uma plataforma de gestão que inclua modelos de previsão e algoritmos de optimização de desempenho, que possa ser integrada como opção num sistema de informação geográfica; (b) Desenvolvimento e integração Opcional na plataforma de sistemas de monitorização, que permitam recolher, em tempo real, informação fundamental para a gestão eficiente da infra-estrutura, nomeadamente, sobre condições climatéricas, indicadores de performance dos equipamento de telemática e identificação de incidentes na via, quer devido a escorregamentos de taludes, quer de de acidentes ou circulação de veículos. A integração será desenvolvida por módulos opcionais; (c) Implementação das ferramentas e equipamentos desenvolvidos num sublanço experimental para validação.